História

Nos princípios de 1919, começou a esboçar-se a criação do Silves Foot-ball Club, à inglesa, como era usual na época. Os exemplos vindos de Portimão e Lagos, onde haviam nascido o Portimonense e o Esperança, contribuíram em boa parte para a (histórica) decisão de formar uma colectividade desportiva na cidade. A 4 de Abril, um conjunto de personalidades de Silves fundou o Silves Futebol Clube.

O seu actual presidente é Carlos Placa. A equipa de seniores nos últimos anos tem alternado entre o Campeonato de Portugal (Terceira Divisão), e o campeonato Distrital do Algarve.

Sendo um clube com algum peso histórico na região, os jogos que despertam mais interesse, são com vizinhos, nomeadamente,o Esperança de Lagos, o Portimonense, Farense e mais recentemente com o Lagoa e com os vizinhos intra-concelhios como os Armacenenses e a União Desportiva Messinense.O Estádio "Dr. Francisco Vieira"

Estádio Dr. Francisco Vieira

O Silves passou a disputar os seus jogos no terreno onde hoje se situa o estádio em 1922, por deferência do Dr. Francisco Vieira e o primeiro encontro que ali se realizou terá sido um Silves – Glória ou Morte (com a vitória dos locais por 2-1), em 22 de Agosto do referido ano, em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Durante a Assembleia Geral de 23 de Março de 1943 que elegeu os proprietários sócios honorários, foi igualmente decidido que a partir daquela data, o recinto passaria a denominar-se Estádio Dr. Francisco Vieira.

Gradualmente renovado, o recinto passaria a dispor de balneários e do arrelvamento do campo em 1987. Actualmente, e após os danos provocados pelo tornado de 16 de Novembro de 2012, foi instalado um relvado sintético que permite o desenvolvimento de uma prática desportiva com qualidade a todos os atletas

O Emblema

O desenho original do conhecido pintor algarvio Samora Barros chegou até aos nossos dias sem alterações: com a forma de escudo de corpo branco, orlado a preto, adoptou como símbolo representativo o Castelo, significando a nobreza e a tradição da cidade, tendo ao centro por baixo linhas sinuosas a dar ideia das águas do Rio Arade, sob as quais se dispõem em coroa S.F.C.

 

Um website emjogo.pt